Top 10: Filmes que marcaram a nossa infância.

1 – Os Goonies

Devo ter visto esse filme umas TREZENTAS vezes (numa estimativa conservadora...)!

Esse foi indiscutivelmente o melhor filme que nós, seres superiores nascidos nas décadas de 70 e 80, vimos em nossas tardes ociosas. Caraio, eu vi tantas vezes esse filme, que fico com a sensação de que a Globo reprisava ele toda semana!

E o lance de juntar com aquela turma mais próxima pra brincar de ser os Goonies, inclusive fakeando mapas para procurar supostos tesouros escondidos em quintais vizinhos? Bons tempos que não voltam mais…

_____ _____ _____

2 – Conta comigo

Se você não viu esse filme NO MÍNIMO dez vezes, dê reset na sua vida.

Quem não lembra da história dos quatro amigos que se embrenharam na mata atrás de aventura, e acabaram dando de cara com o corpo de outro moleque, que tinha sido atropelado por um trem? Puta filme tenso!

_____ _____ _____

3 – Lagoa azul

No meu tempo, isso era o máximo de nudez que encontrávamos na TV.

Eis aí um CLÁSSICO, hehehehe. Acho sinceramente impossível que alguém nascido nos anos 70 e 80 não tenha visto Lagoa Azul no mínimo umas VINTE vezes…

Um fato curioso que pouca gente sabe: A protagonista do filme, essa moça semi-vestida aí de cima, que atende pela graça de Brooke Shields, tinha meros quinze aninhos quando o filme foi lançado. Ou seja, se você é um dos moleques que babou por ela na frente da TV (diferente de mim, que via o filme apenas por curiosidade cinematográfica), saiba que não passa de um maldito PEDÓFILO!

_____ _____ _____

4 – Curtindo a vida adoidado

Um exemplo de comportamento pra minha geração.

Fala sério, quem nunca se imaginou imitando os moleques do filme e chutando o balde? Fugir da escola, roubar o carrão do pai e “aprontar altas confusões, em clima de azaração”… Véi, eu MORRIA DE INVEJA do Broderich, principalmente porque ele não se fodia no final, apesar de todas as presepadas homéricas que aprontava.

Merece menção honrosa a cena em que eles suspendem o carro e engatam a ré, pra tentar fazer o odômetro recuar e enganar o pai. HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA! Entendedores gonna entender…

P.S.: Agradeço ao @joaomc a lembrança alcançada.

_____ _____ _____

5 – E.T.

Olha lá a Caloi Poti voando...

Eu confesso que num primeiro momento não tinha lembrado, mas aí a @jaquelinegomes (e mais alguns amigos daquela rede social de mensagens lacônicas – o Twitter) citou essa obra prima, que não poderia ficar de fora deste que é o melhor Top 10 de filmes “de infância” já feito. Clássico é clássico, e o Mr. Spielberg tava bem inspirado, né?

A cena do E.T. ficando bêbado é de um lulz fortíssimo!

_____ _____ _____

6 – De volta para o futuro (a trilogia)

Filme simplesmente ÉPICO!

Nenhum ser humano mentalmente estável pode negar que De volta para o futuro é uma das coisas mais grandiosas já feitas pela indústria do entretenimento televisivo. Exatamente por isso o filme foi aclamado no tuinter, quando toquei no assunto com a galerinha de lá… Posto isto, confesso que não queria, inicialmente, a incluí-lo neste Top 10 por uma questão bem simples: qual dos três filmes mereceria mais? Aí minha amiga @Ariel_Oliveira sugeriu colocar a trilogia toda num item só, numa espécie de menção honrosa a essa formidabilidade. Taí, fica o merecido registro. Afinal, todos investimos muitas horas de nossas infâncias na frente da TV vendo e revendo cada um dos filmes, né?

P.S.1: A cena em que o Marthy vai desaparecendo, no primeiro filme, porque os pais dele relutavam em se beijar, é FOR-MI-DÁ-VEL!

P.S.2: Tô ligado que tá chegando 2015 e ainda nem sinal da minha hoover board! Se virem aí, só sei que vou querer uma!

_____ _____ _____

7 – Karatê kid (o primeiro)

Eu tinha uma faixa igual essa aí do Daniel Larusso!

Meu amigo, se você nunca imitou o Daniel Larusso e tentou praticar os movimentos que o Mestre Miyagi ensinava, saiba que viveu uma infância sombria. Procure ajuda profissional, ou se mate!

Escolhi incluir neste Top 10 o primeiro filme da trilogia, por três motivos básicos: 1) o considero muito superior aos demais; 2) o segundo e o terceiro não foram tão marcantes; e 3) o blog é meu, cacete!

P.S.: Agradeço ao amigo @pneto pela lembrança.

_____ _____ _____

8 – Rei Leão

BAITA filme!

Rei Leão não é apenas um desses filmes que marcaram a minha infãncia (e a dos demais seres superiores nascidos nos anos 70 e 80). Trata-se do melhor filme infantil de todos os tempos! Amigo, se você não chorou na cena da morte de Mufasa, é muito provável que você seja um sociopata prestes a matar alguém. Forte abraço!

Não, Simba... Ele não vai levantar... : (

_____ _____ _____

9 – Quero ser grande

Ainda terei um piano desses em casa!

Serei eternamente grato ao @joaomc por ter lembrado desse filmes putaquepariusticamente foda! Chuto por baixo que o vi umas dezessete vezes (fora outras quatro em que comecei a assistir, mas não terminei…)!

Se alguém me perguntar qual seria o trabalho dos meus sonhos, eu responderia na lata: aquele do Josh, em Quero ser grande. Cara, o maluco era pago pra passar o dia brincando! Putz, lembrei que ele mandou instalar fliperamas e uma cama elástica em casa! Precisa falar mais alguma coisa?!

O grande Tom Hanks, protagonista do filme.

_____ _____ _____

10 – Caça fantasmas

Filmaço is filmaço!

Eis mais um filme lembrado pelo amigo @pneto, que não poderia jamais ficar de fora deste que é o melhor e mais perfeito Top 10 já feito sobre filmes “de infância”.

Tenho uma teoria sociológica (oloco!) baseada nesse filme: as pessoas da minha gloriosa geração só conseguiram se tornar adultos felizes, realizados e sadios se, pelo menos uma vez na vida, usaram o aspirador de pó para brincar de caça fantasma. Lembro que uma vez cheguei a colocar o treco dentro de uma mochila, para “otimizar” a ação, mas esqueci que o fio estava preso na tomada da parede e, bem… O resultado foi espalhar todo o pó que ali estava aprisionado pela sala…

_____ _____ _____

P.S.1: Simplesmente impossível não sentir vontade imediata de rever TODOS esses filmes!

P.S.2: A lista não está necessariamente em ordem de preferência. Eu ia lembrando (e sendo lembrado) dos filmes e colocando aí, ao acaso mesmo. A única exceção é Os Goonies, que considero o melhor de todos!

P.S.3: Sim, eu sei que vai ter gente discordando da lista e lembrando de outros tantos filmes que não estão nela. Mas também vai ter os inteligentes, que reconhecerão se tratar de um Top 10 irretovável…  ;)

12 ideias sobre “Top 10: Filmes que marcaram a nossa infância.

  1. Miltão

    Contribuição para outros Top´S.. Dois filmes opostos, um violento na época CONAN – O Bárbaro e esse outro que lembro das inesquecíveis tardes de Natal, onde a Globo passava algumas vezes e eu claro bem pirralho apreciava: A Menina E O Porquinho (Charlotte`S Web), mas o bom é o DESENHO animado.. ensinamento inesquecível… Obrigado.

    Resposta
  2. Catarina

    Eu PROTESTO formalmente contra a exclusão injusta e arbitrária do filme “Meu primeiro amor”! Vou encaminhar minhas reclamações às autoridades competentes!

    Resposta
  3. marilia, a bela

    Yasha, houve um erro na foto do Tom Hanks (do filme “Quero ser grande”). A foto postada é do ator brasileiro Dan Stulbach, verdadeiro sósia de Tom, mas ainda muito longe da mesma genialidade. Bjs.

    Resposta
    1. yashagallazzi Autor do post

      Oi, Marília. Sim, seu sei. A pegadinha do post é justamente essa, hehehe. ;)

      Resposta
  4. Eduardo Araújo

    Yashá, gostei da lista, mas se fosse minha incluiria MAD MAX 3 – ALÉM DA CÚPULA DO TROVÃO. Muitos elementos desse filme marcaram época e são lembrados até hoje: a Tina Turner, no papel da governante Tia Entity; a cena da arena na Cúpula do Trovão (“Dois homens entram.Um homem sai”); as crianças da Fenda da Terra; a perseguição final…
    Outro que foi um marco, sem dúvida, foi BLADE RUNNER – CAÇADOR DE ANDRÓIDES.
    Saindo da lista, mas ainda na Sessão da Tarde, filmes que quase “furaram” o tubão da tv: KRULL (adorava aquela princesinha prsioneira do monstro); WILLOW – NA TERRA DA MAGIA; e ela, cara (lembra?): ELVIRA, A RAINHA DAS TREVAS (e da Sessão da Tarde, rs).

    Resposta
    1. yashagallazzi Autor do post

      São todos ótimos filmes. Pessoalmente, não acho Mad Max e Blade filmes “de criança”, apesar de terem passado muito na nossa infância. Não tinham as crianças por público alvo, entende?

      Os outros dois são maneiros, mas não pegariam (como não pegaram…) Top 10, na minha opinião. Evidente que cada um tem seus preferidos, hehehe.

      Resposta
  5. Orlando Jr

    Cara, como pode faltar a trilogia do Dr. Jones?!?!?! Qual o moleque que não viajava em altas aventuras com um chapéu e uma corda (epa! chicote). Especialmente o terceiro, Indiana Jones e a última cruzada, que para mim foi o melhor.

    Resposta
  6. Edgar Torres

    Como perdi a oportunidade de contribuir no Twittee, vou fazer, mesmo que tardia minha sugestões de títulos: Querida encolhi as crianças, Loucademia de Policia – Commandant Eric Lassard e todos seus cadetes.

    Resposta
  7. Naiane Feitoza

    Pensa na dorzinha de saudade da minha infância.
    Os Goonies eu gastei uma notinha preta pra comprar o DVD com o filme original, e tenho Curtindo a vida adoidado, Clube dos cinco e mais uns outros.
    Ai, que saudades.
    Os Goonies SEMPRE serão em primeiro. Sempre!

    Resposta
  8. Allan

    N sei se alguem lembra mas eu ganhei a muito tempo atras uma caixa da colecao o globo que vinha com 5 filmes 1-pagemaster o mestre da fantasia 2-natal na cidade dos desenhos 3-hercules o 4 e 5 n me lembro mas so sei que eu assisti tanto akelas “fitas” que se colocasse em linha o quanto eu vi dakeles filmes eles iriam do rj ate o mexico kkkkkk

    Resposta

Deixe um comentário

