>Pede pra sair, Chávez!

>

Nem os venezuelanos querem mais que a Venezuela seja a tal República Bolivariana do “socialismo do século XXI”.

O candidato a ditador Hugo Chávez perdeu o referendo constitucional que propôs à população. Perdeu apertado, mas perdeu. 50,7% dos votantes disseram não a Chávez. 49,3% disseram sim.

O voto na Venezuela não é obrigatório e tradicionalmente a participação popular não chega aos 50%. Isso significa que todas as vezes em que Chávez venceu quem votou nele não representava nem a metade da população da Venezuela!

Neste referendo a participação foi maior. Ultrapassou os 50% do eleitorado. Ou seja: quando se trata de colocar freios em uma ditadura a população se mobiliza!

Chávez fez um pronunciamento e cumprimentou os adversários. Disse que aceitava o resultado “por ahora”. Isso mostra que ele não respeita a democracia. Quando os Conservadores perderam para Blair, disseram que aceitavam o resultado. Quando os Democratas perderam para Bush (mesmo sendo roubados) disseram que aceitavam o resultado. Quando Alckmin perdeu para Lula disse aceitar o resultado. Sempre de forma simples e direta. Sem condicionantes.

Aceitar apenas por ora significa dizer que ele vai insistir. Vai tentar de novo. E não poderia ser diferente. É da natureza dessa gente.

Imagino o ódio que ele deve estar sentido. Essa gente, sabe-se, não gosta da democracia. Para eles tudo não passa de um jogo-de-cena da classe burguesa. Como estará se sentido agora que a própria democracia o derrotou?!

O Sr. é um fanfarrão, Sr. Chávez! Pede pra sair!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s