>Aquele que fala em nome do povo.

>

O messianismo da turma do tal “outro mundo poçíveu” é mesmo de doer…

Sabem o dotô juiz Fausto De Sanctis? Aquele que, juntamente com o delegado Protógenes, passou a ser considerado herói nacional mesmo tendo como referência pessoal um nazista de primeiro time.

A imagem acima é de um pequeno trecho da sentença proferida pelo ômi da lei no bojo da ação pena movida contra o bandoleiro Daniel Dantas. Traz uma frase no mínimo reveladore do caráter do subscritor. A ela:

“(…) este magistrado tenta agir de forma serena e tranqüila em nome do povo (…)”

Como é? Audacioso o sujeito, não? Procurem os registros históricos e verão que, via de regra, quem afirmou agir “em nome do povo” foram os ditadores. Stálin fes isso. Mao também. Franco idem. Ahmadinejad faz isso sempre. Ah, claro! Não podemos esquecer de Hitler, um exemplo de ideologia seguido por De Sanctis.

É sempre temerário que uma autoridade legalmente instituída começe a brincar com a ordem democrática e com o ordenamento jurídico. De Sanctis já chamou a Constituição de “monte de papel”. Falou que, se preciso fosse, colocaria “os interesses do povo” acima da Carta. Agora, afirma que age em nome desse tal povo. Hum…

Eu pergunto: quem deu ao dotô procuração para agir em nome do povo? Para interpretar a vontade dele e, quiçá, para subjugar a Constituição? Ninguém!

Solapar os fundamentos da ordem democrática para apanha um facínora é coisa de bandido. O Estado de Direito não pode, jamais, agir à margem da lei.

Como diria o meu presidente metalúrgico preferido: Menas, juiz. Menas

Anúncios

Uma ideia sobre “>Aquele que fala em nome do povo.

  1. Augusto Cesar

    >Já posso até imaginar as críticas que você vai receber por ter se arvorado a falar do novo herói nacional. Quem não sabe interpretar textos vai imediatamente fazer a relação burra: É contra o Juiz? Então é a favor do banqueiro. É assim mesmo. São ridículos. Mas o mérito do seu escrito é ótimo.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s