>A DEMOCRACIA CHAMA!

>

Abaixo o manifesto em defesa da democracia, que deve unir toda pessoa que defensa o Estado democrático de direito e o sistema de liberdades individuais. Leiam com atenção. Retorno ao final com um breve comentário.
Numa democracia, nenhum dos Poderes é soberano. Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.

Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil,  inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.

É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.

É inaceitável  que militantes  partidários  tenham convertido  órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.

É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.

É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais em  valorizar a honestidade.

É constrangedor que o Presidente não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há “depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no “outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras, mas um inimigo que tem de ser eliminado.

É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e de empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.

É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.

É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É deplorável que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.

Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para  ignorar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.

Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos.

ATENÇÃO:  

AO FINAL DE SUA ADESÃO AO MANIFESTO EM DEFESA DA DEMOCRACIA, DESCONSIDERE A OPÇÃO PARA DOAÇÃO. ELA NÃO TEM NENHUMA LIGAÇÃO COM O MANIFESTO. ASSIM QUE A ASSINATURA FOR CONCLUÍDA, APENAS FECHE A JANELA. SUA PARTICIPAÇÃO É IMPORTANTE.

—–
O site para ter acesso ao manifesto e assinar a petição online está aqui. Peço aos leitores do blog que não deixem de subscrever o texto acima. É um imperativo moral do mundo civilizado. Este escriba já o fez, conforme se pode ver na imagem abaixo:

Participem vocês também. A resistência democrática precisa se manifestar, pois só assim será possível deter a escalada autoritária dos neofascistas.
Anúncios

3 ideias sobre “>A DEMOCRACIA CHAMA!

  1. andre luiz mendes

    >Este "belo e inofensivo" manifesto me faz recordar de um contexto um pouco parecido com o atual. Exatamente a 46 anos atras, instituiçoes de declarado caráter democrático (IBAD,IPES, TFP da igreja católica, classe média, etc.)mobilizaram-se para deter o "avanço do comunismo" no Brasil, representado pelo governo Jango. Na prática o que essas instituiçoes fizeram foi legitimar o maior atentado a democracia brasileira ( golpe militar de 1964) que deteve o avanço dos movimentos sociais e populares no Brasil. Hoje, novamente setores travestidos de democráticos (folha, veja, globo, estadao, constuindo pensamento, etcc.)tentam, mais uma vez, representando o PIG, inviabilizar a "libertaçao do povo brasileiro" da miséria, analfabetismo, desemprego, etc… Não há nada mais desanimador do que ver um jovem reacionário. Muitas vezes até se compreende por ter uma formação de elite, muito desvinculada da realidade, e na qual lhe incutem valores dos quais não consegue se libertar mesmo com a rebeldia inerente à juventude.Mas pior ainda é ver uma pessoa politicamente jovem, que já esteve na esquerda e compartilhou ideais de liberdade, bandear para a direita e proclamar certas coisas de envergonhar seu passado.Dizem que os piores reacionários são aqueles que já estiveram na esquerda e, para serem aceitos na direita, precisam se tornar ferozes. Como foi o caso de Lacerda, no passado, e Roberto Freire e quem sabe Yashá Galazzi agora.

    Resposta
  2. Arthurius Maximus

    >Assinado e carimbado.Hoje também haverá um ato no Clube Militar – aqui no RJ – contra o controle da imprensa e pela liberdade de expressão. Pretendo ir, a não ser que me dê um "troço".

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s