>Eleições 2010 – Datafolha: primeira pesquisa mostra Dilma e Serra no limite do empate técnico.

>

Ao longo de todo o primeiro turno, quando os “pesquisólogos” chegaram a apontar Dilma com quase 60% das intenções de voto, eu dizia aqui: “é cedo… não estão captando as tendências do eleitorado”. E o que me respondiam? Que “o importante não eram os números, mas a curva dos candidatos”.
Pois bem, o que me dizem agora? O gráfico acima mostra a evolução dos números desde o fim de agosto até hoje. É impossível negar o óbvio: neste momento, a curva de Dilma é descendente, enquanto a de Serra é ascendente.
Isso quer dizer que está tudo resolvido? Que o tucano vai virar a eleição? Ora, evidente que não! Aqui neste blog não trabalha o Marcos Coimbra, ou seja, não se brinca de futurologia barata. Aqui trabalha-se com dados concretos; com fatos. Mas – o que é mais importante! – sempre tendo em mente que pesquisas são apenas um referencial sujeito a erros – e o resultado do primeiro turno mostrou bem o tanto que eles podem errar…
De concreto temos o quê? Tentarei resumir minhas impressões:
– Comparando os números da pesquisa com o resultado do primeiro turno, temos que a diferença entre Dilma e Serra despencou de 14% para 7%. Isso, na prática, quer dizer que o tucano precisa ganhar 4% para virar o jogo;
– Dilma continua dando uma lavada no Nordeste, onde tem 62% dos votos, contra 31% de Serra. Um dado importante é que a petista dificilmente poderá crescer muito mais que isso naquela região;
– Serra lidera em todas as demais regiões, com dois importantes particulares: a intenção de voto do tucano ainda pode crescer muito no Sul, em São Paulo e em Minas Gerais. Se crescer mesmo, a vantagem de Dilma no Nordeste seria facilmente anulada. Óbvio que Dilma também poderia crescer em tais regiões, mas há um detalhe que não se pode esquecer: Serra vem consolidando sua posição, enquanto Dilma está perdendo terreno;
– Importante notar que o levantamento feito pelo Datafolha não mediu o impacto da volta do horário eleitoral de TV, onde Serra tem se saído muito melhor que no primeiro turno (e até os petistas concordam com isso…).

– Da mesma forma, há que se ter sempre em mente que pesquisas não apresentam certezas matemáticas. Pelo contrário: elas erram – e muito! Eu, por exemplo, aposto que Dilma e Serra, a essa altura, estão num empate técnico…

O que tudo isso quer dizer? Que o momento indica uma tendência mais favorável a Serra. E, bem… Isso é bastante evidente, basta notar, como já dito, que a trajetória de Dilma é para baixo, enquanto a do tucano é para cima… Isso pode mudar? Evidente que sim! Uma eleição pode sempre mudar no decorrer da campanha. Esta, por exemplo, já mudou, lembram? Muita gente dava Dilma como eleita e, agora, temos uma disputa imprevisível pela frente. Ao trabalho! É POSSÍVEL DETER A TERRORISTA!
Anúncios

4 ideias sobre “>Eleições 2010 – Datafolha: primeira pesquisa mostra Dilma e Serra no limite do empate técnico.

  1. Lucas Torres

    >E olha que o Datafolha superestimou a Dilma e subestimou o Serra em todo o primeiro turno. Tô com você: acho que a diferença é até menor que isso (ou nem existe).

    Resposta
  2. Anonymous

    >Uma das hipóteses para a performance no debate, está sendo atribuída a uma provável virada de Serra antes do que poderiam prever trackings internos. Não dá para acreditar em nada colocado assim, como coisa sem importância. O negócio é continuar virando votos, trazendo indecisos. No dia 31 de outubro verifica-se o que aconteceu na realidade. A batalha de informação e contra informação está fervendo.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s