>Eleições 2010: Alguns comentários sobre o resultado do primeiro turno.

>

Algumas pessoas andaram me perguntando, aqui e no Twitter, o que achei do “Brasil que saiu das urnas” no dia 3 de outubro. Bom, é verdade que não escrevi um texto pormenorizado a respeito, principalmente porque tenho me dedicado a acompanhar o segundo turno. O ritmo dessa reta final é muito frenético, e acabamos não tendo muito tempo pra falar de tudo aquilo que nos interessa. Mas vamos lá: tentarei, de forma breve, dar minhas impressões gerais sobre os resultados do primeiro turno.
Câmara dos Deputados e Senado: É inegável que o consórcio lulista obteve um grande resultado para o Congresso Nacional. PT e PMDB juntos podem oferecer a um eventual governo Dilma a base parlamentar necessária para aprovar qualquer agenda de trabalho, inclusive possíveis mudanças constitucionais. Nem preciso dizer que isso me assusta muito, afinal um governo do PT sem freio no Legislativo é uma ameaça para as instituições e para as conquistas democráticas…
Governos estaduais: Bora deixar de lado o politicamente correto? Então vamos lá: no “Brasil que conta”, a oposição triunfou de maneira retumbante! As vitórias do PSDB em São Paulo, Minas e Paraná, aliadas à vitória do DEM em Santa Catarina, mostram que o plano de “extirpar” (by Lula, o democrata) a oposição vai ter de ficar pra próxima. Até porque os tucanos ainda podem levar Goiás e o Pará neste segundo turno, acabando de vez com essa lorota de que só o centro-sul vota contra o PT (não se pode esquecer que o DEM venceu também no RN…). É evidente que o governo também foi bem, tendo dominado o norte e o nordeste. Mas a vitória mais expressiva do PT se deu no Rio Grande do Sul, com Tarso Genro (o único resultado que surpreendeu – E MUITO! – este escriba). Dizer o quê? A gauchada parece que gosta de viver perigosamente…
Prognósticos: Qualquer um dos dois candidatos que disputam a Presidência, se eleito, terá um horizonte razoavelmente bom pela frente. Se for Dilma, vai ter o Congresso nas mãos; se for Serra, contará com o apoio dos governadores dos principais estados brasileiros. “Ah, mas não terá base parlamentar!” É mesmo? Alguém aí realmente imagina o PMDB de Temer fazendo oposição a um governo Serra, de bracinho dado com o PT (imaginem Renan Calheiros e Sarney em uma passeata promovida por CUT/MST/UNE…)? Da mesma forma, o candidato que acabar derrotado também entregará à oposição uma base de partida muito boa. Se Dilma perder, o grande número de parlamentares petistas vai poder encrencar demais a vida de Serra; se for o tucano o derrotado, a oposição pode recomeçar a partir de governos estaduais fortes, importantes e com amplo apoio popular.
P.S.: Permitam-me uma rápida notinha sobre o resultado do primeiro turno no Amapá: TCHAU, HARMONIA!
P.S.2: “Harmonia” é como ficou conhecido o atual grupo de poder político que controla o Estado há oito anos. Foram todos retumbantemente derrotados no último dia 3 de outubro! O atual governador, Pedro Paulo Dias, preso pela PF no bojo da “Operação mãos limpas”, ficou em quarto lugar; Waldez Góes, ex-governador do Amapá (também preso pela PF) e candidato ao Senado, também amargou a quarta posição. Jorge Amanajás, deputado estadual e, pelo menos até abril deste ano, aliado político de Góes e Dias, ficou em terceiro na disputa pelo governo. Um sonoro VE-XA-ME de toda a “Harmonia”. Parabéns aos amapaenses envolvidos no processo de depuração da política local.
Anúncios

Uma ideia sobre “>Eleições 2010: Alguns comentários sobre o resultado do primeiro turno.

  1. Anonymous

    >Renan Calheiros e Sarney, mais Collor e quem mais vier, podem ficar com seus aliados petistas. Logicamente, sem os cargos federais de que dispõe.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s