>Eleições 2010: pesquisas apontam para queda de Dilma e crescimento de Serra.

>

Eu passei o primeiro turno inteiro desconfiando dos “pesquisólogos” brasileiros, que acabaram quebrando a cara de forma vexatória no último dia 3 de outubro. Daria pra passar horas explicando por quais motivos não levo lá a ferro e fogo os números das pesquisas brasileiras, mas eu nunca conseguiria escrever algo tão bom quanto o artigo assinado por Demétrio Magnoli, publicado hoje no Estadão (tô recomendando que vocês leiam, viu?!).
Não! Os números apresentados pelas pesquisas de intenção de voto, principalmente no Brasil, onde se usa ainda a “amostragem por cotas” (de novo: corram pro artigo do Magnoli!), servem apenas como um retrado – muito embaçado! – de um determinado momento. A parte mais consistente das pesquisas são, a meu ver, as chamadas “curvas”, isto é, as trajetórias descritas pelos candidatos ao longo de um período de tempo. Elas, sim, podem indicar mais claramente um tendência. E, que se note: estou falando apenas em “tendências”! Nem as “curvas” podem servir para apontar vencedores e derrotados com meses de antecedências, como se atreveram a fazer Montenegro, do Ibope, e Coimbra, do Vox Populi.
As pesquisas mais recentes divulgadas sobre o segundo turno apontam uma tendência clara de queda de Dilma Rousseff, aliada a um tendência de crescimento de José Serra. Não é assim porque eu quero. É assim porque os dados informados ao longo dos últimos meses levam nessa direção.
Há alguns dias, o Datafolha mostrou Dilma liderando com sete pontos de vantagem sobre Serra. O Ibope de ontem apontou uma vantagem de seis pontos para Dilma. O Vox Populi deu um pontinho a mais pra petista. Hoje, a pesquisa CNT/Sensus fala em menos de cinco pontos de diferença (sempre com Dilma na liderança). Pode-se discordar dos números (eu discordo!) e criticar os métodos, mas é inegável que a trajetória de Dilma é descendente, enquanto que a de Serra é ascendente.
Não dá, repito, pra considerar os dados dos vários institutos como certezas matemáticas. Mesmo porque há discrepâncias absurdas entre os levantamentos. Segundo o Ibope, por exemplo, Dilma vence em todas as regiões, menos no sul. Já segundo a CNT/Sensus e o Datafolha, a petista só lidera no Nordeste… Acreditem, é muita diferença de uma vez só…
“Então por que ficar comentando pesquisas?”, podem perguntar alguns. Bem, um dos motivos é exatamente mostrá-las como aquilo que são: estudos feitos por amostragem relativa, num universo que nem de longe pode oferecer precisão matemática. É importante que os eleitores não se deixem guiar só pelos “pesquisólogos”. Segundo eles, hoje nem estaríamos vivenciando um segundo turno, pois a ex-terrorista já estaria eleita.
Tomemos os números fornecidos apenas como referência para traçar a trajetória dos candidatos ao longo do tempo. Isso, sim, nos traz informações importantes: não média das pesquisas, a vantagem de Dilma, há quinze dias, era de 23 pontos. Há uma semana, de 14 pontos. Hoje é de cerca de 5 pontos. A TERRORISTA ESTÁ CAINDO! E SERRA ESTÁ CRESCENDO! Mais do que nunca, é hora de ir à luta e reforçar a campanha! A eleição que “nem Jesus tiraria” do PT, pode ser vencida, sim! Basta querer! E NÓS QUEREMOS!
P.S.: Pessoalmente, fico com os dados do “DataCoronel”, publicado lá no Coturno Noturno. Pra quem não sabe, ele foi o único que cravou à perfeição o resultado do primeiro turno. Não é nada, não é nada… é muita coisa!. E o que ele diz agora? Que SERRA JÁ VIROU e está vencendo por 52% a 48%.
Anúncios

Uma ideia sobre “>Eleições 2010: pesquisas apontam para queda de Dilma e crescimento de Serra.

  1. Fusca

    >Hora da virada, já tem pesquisa com empate técnico. Imagine sem manipulação, Serra já deve estar com 10% a mais. Basta saber se não vão manipular as urnas eletrônicas mais vulneráveis e antigas do mundo, proibidas até na Rússia.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s