>DEM recusa idéia de fusão com o PSDB: "as eleições deixaram clara a existência de um eleitorado de centro-direita"

>

Leiam o que vai abaixo, publicado no Estadão:
A ideia de fazer a fusão entre PSDB e DEM para criar um grande e fortalecido partido de oposição foi rechaçada ontem pelo presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). Para o dirigente, a proposta diminuiria o espaço político da oposição no Congresso e ainda abriria a possibilidade para uma onda de desfiliações. Maia lembra que uma das brechas jurídicas permitidas hoje para que parlamentares troquem de partido sem perderem o mandato por conta da regra de fidelidade partidária é justamente a fusão com outra legenda.
(…) Para o dirigente, entretanto, a questão não se resume a isso. Ele acredita que as eleições deixaram clara a existência de um eleitorado de centro-direita, que pode ser representado pelo DEM, mas que não encontra tanto conforto nas posições políticas assumidas pelo PSDB.
“A oposição tem que trabalhar unida na cobrança às propostas que serão apresentadas pelo governo. Mas isso não significa que precise haver uma fusão entre os partidos”, avalia Maia. “O DEM tem uma posição de centro-direita e o PSDB se enxerga mais como sendo de centro-esquerda. Há um espaço político para essas duas visões”, diz. (…)
Comento: ALELUIA! Ainda que muito timidamente, os políticos brasileiros parecem começar a perceber que há espaço – e grande! – para o crescimento de uma agenda mais liberal no Brasil! Antes tarde do que nunca! Concordo inteiramente com Rodrigo Maia e acho que o DEM tem mais é que buscar mesmo esse eleitorado identificado com a centro-direita. Já escrevi isso aqui outras vezes e repito agora: nenhuma democracia sólida do mundo prescinde de partidos liberais e/ou conservadores. NENHUMA! É passada a hora de oferecer opções diferentes aos eleitores daqui, principalmente considerando que a busca por tais opções parece cada vez mais evidente. Ainda falarei mais a respeito nos próximos dias.
Anúncios

2 ideias sobre “>DEM recusa idéia de fusão com o PSDB: "as eleições deixaram clara a existência de um eleitorado de centro-direita"

  1. andre

    >apenas compartilhando:Que líder vai enfrentar o “SP só para paulistas” ?"Ligo para o Oráculo, assustado:- Você viu no que deu o ódio do Serra ?- O que ?, o que é isso ?, pergunta o Oráculo, também assustado.- O Serra semeou o ódio, a divisão, a intolerância e deu nisso.- O que, meu filho ?- Deu no movimento “SP só para paulistas” (clique aqui para ver).- Ah, mas isso já estava lá, submerso. O Serra só fez acender o fósforo.- Sim, mas isso assusta, não ?- Claro.- É a Liga Norte separatista da Itália, o Sarkozy a expulsar os ciganos …- Basta, basta, já entendi tudo. Os chicanos nos Estados Unidos … – E como se sai dessa ?- Meu filho, eu é que pergunto: que líder de São Paulo vai subir na tribuna e dizer: basta ! – Um Kennedy, que disse “eu sou berlinense”.- É, meu filho, não tem Kennedy em São Paulo, diz o Oráculo.- E o Fernando Henrique ?, pergunto.- Esse renunciou ao papel de estadista, para ser chefe de facção.- É o que ele diz do Lula.- É o que eu digo dele: o Fernando Henrique perdeu a autoridade moral. – Então, quem vai levantar a voz e dizer: São Paulo é contra a xenofobia, São Paulo também é o Nordeste ?- Não vejo ninguém.- E no que vai dar nisso, ? pergunto.- Os bolivianos serão as primeiras vítimas.- Os bolivianos ?- Sim ! Quem disse que os mauricinhos de São Paulo cheiram cocaína por culpa da Bolívia ?- É verdade. O Serra.- E quem são os escravos da indústria têxtil de São Paulo ?- Os bolivianos, respondi, assustado.- E quem é perseguido nas escolas públicas de São Paulo ?- O aluno boliviano.- Pois é, meu filho.- O que ?- Vai começar com os bolivianos. Depois é que vai para os nordestinos. Os cariocas. Os mineiros. Os judeus etc etc etc …"Paulo Henrique AmorimP.S. “santo” preconceito, Dilma seria eleita mesmo sem os votos do Nordeste.Essa é “elite” decadente paulistana.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s