>Ministro do STF diz que "JUDICIÁRIO É A MAIOR AMEAÇA À LIBERDADE DE IMPRENSA"!

>

Leiam com bastante atenção o que vai abaixo (íntegra aqui). Comentarei em seguida.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto afirmou nesta sexta-feira (26) que o poder Judiciário é a maior ameaça à liberdade de imprensa no país. Para Ayres Britto, há “nichos” no Judiciário que não se adaptaram a mudanças resultantes de decisões recentes do STF, como a revogação, em maio de 2009, de toda a Lei de Imprensa, criada no regime militar (1964-1985) e que previa ações como censura e apreensão de publicações.
O poder Judiciário está aturdido e hoje é a maior ameaça à liberdade de imprensa, nos demonstrando tristemente que é muito difícil enterrar idéias mortas”, afirmou Ayres Britto, em seminário sobre liberdade de imprensa promovido pela TV Cultura em São Paulo.
O ministro disse que há setores no mundo jurídico que também não compreenderam o “segundo recado” sobre o tema dado pelo STF: a liberação, em setembro, do humor nas eleições, derrubando proibição que constava da lei eleitoral desde 1997.
“Estamos em outros tempos, e quem não compreender isso não tem futuro”, disse Ayres Britto.
O ministro do STF fez uma enfática defesa da liberdade de imprensa no país, princípio que afirmou estar plenamente garantido pela Constituição.
“Não há censura, nem o Poder Judiciário pode com previedade estipular o que a imprensa pode dizer. [..] Isso é rechaçado pela Constituição”, afirmou o ministro, em referência indireta a decisões recentes pelo país que vetaram de antemão a publicação de informações pela mídia.
Um exemplo dessas decisões foi a censura imposta pela Justiça ao jornal “O Estado de S. Paulo” na publicação de reportagens sobre a Operação Faktor, da Polícia Federal, que envolve Fernando Sarney, empresário e filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Para Britto, a Constituição é a única lei no país a conformar as regras jurídicas da liberdade de imprensa. Apenas temas que não são “nuclearmente” relacionados à liberdade de imprensa, como direito de resposta e participação de estrangeiros na mídia nacional, podem ser objeto de leis, disse o ministro.
Ayres Britto destacou ainda o papel da imprensa na formação da opinião pública. “A imprensa é o espaço do pensamento crítico, não do pensamento leviano, açodado. Pensamento elaborado, racionalmente urdido e exposto. Tem compromisso com a essência das coisas, com a verdade. A imprensa é irmã siamesa da democracia”, disse o ministro, um dos mais aplaudidos durante o encontro em São Paulo.
Comento: Espetacular a fala do ministro Ayres Britto. Irretocável! De fato, a liberdade de imprensa é uma das vigas principais que sustentam o regime de liberdades democráticas sobre o qual se erigiu a civilização ocidental. Defender a liberdade de imprensa é, assim, defender a própria idéia de democracia. E a democracia, de tão importante que é, precisa sempre ser defendida. Até mesmo do povo. Ou do judiciário…
Pessoalmente, acho ótimo que um ministro do STF diga o que Ayres Britto disse. Quem não deve ter gostado muito das palavras dele são os áulicos do atraso, sempre ávidos por avançar sobre as liberdades individuais. Há coisa de dois anos, por exemplo, escrevi um texto que denunciava a ausência completa de liberdade de expressão no Amapá. Este rincão engatinha em matéria de respeito aos cidadãos e às suas garantias basilares. Aqui a situação é tão surreal, que fui processado pela AGU em razão do meu texto, o que só concorre para confirmar que realmente não há liberdade de expressão alguma por estes lados.
Muita gente, alguns até que gozam de relativa (e inexplicável) fama, se disse aborrecida com meus escritos. Pois é… Imagino que estejam chateados com Ayres Britto também, não? Suponho que os mesmos que decidiram me processar em razão de algumas críticas feitas ao poder judiciário, farão o mesmo agora, contra o ministro do STF. Quero, enfim, crer que todo aquele que disse ser inaceitável o que escrevi sobre a judtiça, também esteja espumando de raiva diante da fala de Britto. Ou será que a coragem de certos espécimes é como a moral que carregam: maleável?
É revigorante saber que um magistrado da mais alta corte da justiça brasileira tem pela liberdade de expressão o mesmo apreço que eu tenho. Melhor ainda, porém, é pode olhar nas fuças da canalha que tenta estuprar a democracia e o sistema de liberdades individuais, valendo-se da posição institucional que ocupa para avançar sobre aqueles que denunciam mazelas políticas e sociais daqui. SÃO LIXO HUMANO! SÃO A ESCÓRIA DO MUNDO! E também são estúpidos… Boa parte deles entende tanto de democracia, quanto de lógica: absolutamente nada!
O tempo é mesmo o senhor da razão… Algumas pessoas, que até havia pouco tempo me despertavam raiva e antipatia, hoje só me fazem sentir pena. Não dá pra ter outro sentimento por gente rasteira, que se pretende importante e inteligente, mas, na realidade, não consegue produzir nada além de esgoto intelectual! Continuarão sendo “reconhecidos” apenas pelo que têm ou pela função que exercem. Além disso, não são nada!
Anúncios

Uma ideia sobre “>Ministro do STF diz que "JUDICIÁRIO É A MAIOR AMEAÇA À LIBERDADE DE IMPRENSA"!

  1. Anonymous

    >Boa tarde, Yashá.Procurava mais textos de Yara Chiara, por causa do texto de hoje do Reinaldo Azevedo, quando me deparei com o seu blog. Gostei muito, pois vejo que está preocupado com questões importantes como a Liberdade e a Liberdade de Imprensa. E é isso que me preocupa, também.Se tiver tempo, e for de seu interesse, passe pelo meu blog, que iniciei há pouco mais de um mês, entusiasmado por gente como o Reinaldo, o Coronel, e outros que lutam contra as ameaças que pairam no ar contra a Democracia.Abraço fraterno.Gutenberg. J,laudaamassada.blogspot

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s