Vendo a história acontecer.

Um dos maiores times de todos os tempos.

Tenho 27 anos e não vi o Santos de Pelé, o Palmeiras da academia ou o Flamengo de Zico. Mas vejo o Barcelona de Xavi, Iniesta e Messi. E posso dizer que nunca vi nada parecido. Esse Barcelona, de tão fantástico que é, chega a ser “nojento” (vide o passe de Xavi para o gol de Pedro).

O time catalão joga tão bem, mas tão bem, que faz seus adversários parecerem timinhos. No último sábado, contra ninguém menos que o Manchester United (um dos melhores times do mundo!), o Barcelona nos presenteou com um concerto. O que vimos foi uma sinfonia muito bem executada, onde cada elemento, em sua individualidade natural, concorreu para construir a coletividade perfeita, dentro da qual se encerrou a síntese perfeita do espetáculo mais puro. O Barcelona é o paradoxo perfeito: acabou com a imprevisibilidade do futebol (que o torna tão fascinante), sem acabar com a beleza dele.

Xavi e Iniesta são dois dos maiores meias de todos os tempos, capazes de unir a intensidade do futebol moderno, aos toques clássicos de outrora. Messi é indescritível! O argentino já é um dos maiores jogadores da história do futebol e poderá facilmente chegar ao patamar de gigantes do porte de Puskas e Di Stefano. Maradona? Pessoalmente acho que já ficou pra trás. E, sim. O fato de Messi não precisar de cocaína pra fazer o que faz, tem muito peso nessa minha opinião…

Depois de ver em alta definição a genialidade desse Barcelona, só posso agradecer o privilégio de acompanhar a história enquanto ela acontece. Daqui a 20-30 anos, ainda falarão do “Barça de Messi”. E poderei dizer: “Sim, é tudo verdade. Eu vi!”

Assim como vi e vejo! – o vôlei brasileiro comandado por Bernardinho, os vôos de Michael Jordan, a frieza genial de Michael Schumacher, a lenda de Lance Armstrong, as pedaladas “dançantes” de Alberto Contador, a classe de Roger Federer, o infinito Kelly Slater, as ultrapassagens impossíveis de Valentino Rossi e a explosão de Michael Phelps.

São todos gênios dos seus esportes, indiscutivelmente no Panteão dos maiores de todos os tempos. É bom ser testemunha ocular da história, podendo guardar na memória os feitos mágicos desses personagens grandiosos.

Assim, quando meu filho e seus amiguinhos vierem com a conversinha de que o Santos de Neymar, Ganso e AROUCA é o “maior do mundo”, poderei lhes aplicar um saudável pescotapa com a autoridade de quem viu esse Barcelona, que, creio, já tem autoridade moral para ser comparado ao Real de Di Stefano, ao Santos de Pelé e ao Brasil de 70. E acho que só! Os demais, parece-me, ficam um pouco abaixo.

Aliás, esse Barcelona atual merece entrar pra história por dois feitos memoráveis: 1) provou, em pleno século XXI, que dá pra ganhar jogando bonito humilhando os adversários; 2) provou que é possível ser campeão e jogar bem sem ter ninguém com penteado escroto no time (Aê, Neymar! Essa é pra você!).

—–

POLÊMICA: Acham que esse Barça já pode ser igualado às grandes equipes da história? Acham que já as superou? Está no nível de quem? Está acima de quem? Fica abaixo de algum? Digam aí!

Anúncios

5 ideias sobre “Vendo a história acontecer.

  1. Alan Miranda

    Assino tudo o que foi escrito neste artigo! Parabéns pela linda matéria, a qual é tão harmoniosa e coerente quanto o extraordinário futebol do Barcelona! #Ninguém joga e nunca jogou como esse Barça joga!

    Resposta
  2. Daniel F. Silva

    Entre os times que vi jogar (ainda vou fazer 32 anos), o Barça de hoje está sendo o maior de todos. Ponto. Digo que ainda há de demorar muito tempo para outra equipe chegar ao mesmo patamar. Em 2009 aquele time já era grande, apesar de ter tido dificuldades pra ganhar o título mundial. Neste 2011, afirmo que será bicampeão do mundo com um pé nas costas.

    Resposta
  3. Ernesto Junior

    DIsse bem ” é fantástico que chega a ser nojento”, sinceramente o santos nem com 5 neymar no elenco ganha o barcelona de xavi, messi e iniesta e cia LTDA.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s