Férias na Itália (#1): Parco-Giardino Sigurtà.

Conhecemos esse lugar maravilhoso em 2008 e ficamos fascinados. Como o nome diz, é um parque e ao mesmo tempo um jardim, mas a melhor descrição talvez seja cenário de conto de fadas.

Pensem na felicidade do filhote, correndo nesse paraíso!

Tentem imaginar uma imensa área verde, com um gramado impecável e adornada por flores as mais lindas e coloridas. A isso se soma a sombra criada por inúmeros corredores de árvores centenárias, prontas a fornecer abrigo para alegres piqueniques. Isso poderá lhes dar uma pequena idéia do local.

O parque-jardim fica na localidade de Valeggio sul Mincio, na região do Veneto, nordeste da Itália. O acesso é tão fácil, que ir à “velha bota” e não visitá-lo é praticamente um crime! Para ilustrar o que digo, tenham em mente que Sigurtà dista apenas 37Km de Verona (ou cerca de 40 minutos de carro, dirigindo sempre em estradas perfeitas). Se o ponto de partida for Milão, a distância é maior (150Km), mas é possível percorrê-la em menos de duas horas.

Pensem num lugar bonito (mas REALMENTE bonito, não aquela bagaceira no centro de Macapá)!

Confiem em mim: vale a pena gastar um tempinho para visitar essa maravilha. Os ingressos custam 12 euros para pessoas com mais de 14 anos, 6 para crianças de 5 a 14 e para a gurizada de até 4 anos é de graça. 12 euros dá umas 30 dilmas (fazendo a conversão de cabeça + arrendondamento). Vale cada centavo!

Olhem que coisa linda!

Não existe uma época ideal para visitar o parque. Na primavera é possível ver todas as flores deste mundo abertas e sorrindo para cada um dos visitantes; no verão há a certeza de dias lindos e ensolarados para curtir o lugar; no outono tem a mágica de ver as árvores sendo cuidadosamente despidas pelo vento lascivo, povoando o chão com folhas secas.

Um recanto particularmente famoso é o das tulipas. Num belo dia de sol, é comum ver alguns jovens pintores dedicando-se a registrar a maravilha que é o corredor inteiramente florido. Há ainda os pequenos lagos, com suas margens adornadas por íris belíssimas.

Lembram que mencionei várias vezes a imensidão do lugar? Então, isso não é uma hipérbole! O parque-jardim é verdadeiramente enorme! Assim, há opções para visitar aquelas maravilhas no trenzinho turístico, que passeia calmamente por toda a área; e também de bicicletas (3 euros/hora), ou carrinhos elétricos (18 euros/hora). Mas não se assustem, caros leitores. Para os corinthianos, ex-presidiários, beneficiários do Bolsa-Família e Android users, há sempre a opção de percorrer todo o parque a pé, a fim de economizar “o da merenda”…

Um dos vários "lagos floridos".

Enfim, o Parco-Giardino Sigurtà é mais um dos muitos lugares paradisíacos que todos podem devem conhecer quando estiverem na Itália. Além de valer por si só (acreditem: vale a pena reservar no mínimo meio dia das férias pra curtir o lugar), o parque fica muito perto de outros lugares igualmente espetaculares, que podem formar um roteirozinho bem maneiro (falarei com mais vagar sobre isso em outros posts).

Por exemplo: às portas do parque Sigurtà há a cidade histórica de Borghetto. Em um lugar tipicamente medieval, nos deparamos com belezas arrebatadoras como essa:

O rio que corta a cidade de Borghetto.

Ou essa:

Precisa falar mais alguma coisa?

Como os dias “duram muito” na Itália durante a primavera e o verão (ainda há luz natural lá penas nove e meia da noite!), eu recomendaria o seguinte a vocês, leitores-futuros-viajantes: tire pelo menos um dia para passear nessa região. Daria pra começar a manhã em Borghetto, tomando um café expresso e comendo um pain au chocolat às margens do rio, dentro dos muros de uma cidade medieval. Depois disso, passe num mercadinho qualquer e apanhe um pouco de pães, frios, frutas e doces e vá ao parque Sigurtà. Com calma, passeie pelo local e se deixe arrebatar por toda aquela beleza. Faça um piquenique no almoço, descanse preguiçosamente na grama, à sombra da quercia centenária, e depois passeie mais um pouco.

Façam isso e me agradeçam até o final de suas vidas.

_____

Bônus game: Pra quem curte praia, vale lembrar que o parque Sigurtà (bem como a cidade de Borghetto) fica muito perto do Lago de Garda. As cidades de Desenzano, Sirmione e Lazise são ESPETACULARES! Costumo dizer que a costa do Lago de Garda é mais bonita (e menos tumultuada) que a Riviera Francesa. Quem já visitou ambas sabe do que estou falando… Mas, não se precoupem: só tô adiantando uma dica extra. Falarei com mais vagar sobre a área de Garda em outro post.

_____

P.S.1: Mais fotos do Parco-Giardino Sigurtà, aqui.

P.S.2: Site oficial do lugar, com informações detalhadas, aqui.

Anúncios

7 ideias sobre “Férias na Itália (#1): Parco-Giardino Sigurtà.

    1. yashagallazzi Autor do post

      Não fui a Veneza este ano, Rodrigo. Mas já estive lá algumas vezes e é SENSACIONAL! Sem dúvida vale uma visita.

      Resposta
    1. yashagallazzi Autor do post

      Não sei se tinha, ou não. Não saio por aí perguntando a renda das pessoas, Luís. Isso é coisa de esquerdista, sempre ávido por empurrar mais alguma “””””contribuição””””” goela abaixo da sociedade.

      Resposta
  1. Pingback: Férias na Itália (#2): Lago di Garda + parques de diversões « Construindo pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s