Férias na Itália (#5): Roma with kids

Quando pensamos em Roma, imediatamente surge a imagem do Coliseu, da Fontana di Trevi, da Praça de São Pedro, no Vaticano e de Francesco Totti. É natural, afinal são os cartões postais da capital italiana, uma das cidades mais ricas em história e cultura ho mundo todo.

Mas este texto não é sobre turismo convencional em Roma. Se você espera saber como foi nossa visita à Capela Sistina, sinto, mas terei de desapontá-lo, leitor amigo.

Uma das coisas que a gente aprende com a paternidade é que existe uma enorme diferença entre viajar e tirar férias, quando estamos acompanhados dos filhos. Crianças têm uma rotina própria e, acreditem, não há nada mais libertador do que ela.

A questão é que quando viajamos toda a rotina muda. Ainda bem, senão seria como ficar em casa, né? O lance é que mudanças de rotina nem sempre são bem recebidas pelos pequeninos… Eles não aceitam, por exemplo, que precisam almoçar mais tarde num determinado dia, para que os pais possam ver algo que é do interesse deles. Ou esquecem de almoçar quando estão se divertindo num parquinho, pouco importando a fome dos adultos.

Depois de viajar algumas vezes com o meu terrorista filho, aprendi que o interesse e as necessidades dele precisam vir sempre em primeiro lugar. Não adianta planejar um programa cult, se for pra passar o dia com menino no colo, resmungando.

Você passa a perceber que pesquisa no Google restaurantes que tenham área de lazer para crianças; ou praças com parquinhos; ou pequenos parques de diversões. Tudo a fim de incluir na programação coisas que interessem a ele, para que todos possam aproveitar a viagem – afinal, se a criança não aproveita, ninguém aproveita…

Pois bem, eu jamais pensaria em ir a Roma com um bebê de dois anos e meio, afinal é uma cidade histórica, própria para aquilo que chamo de turismo contemplativo. O lance, em Roma, é admirar o Coliseu, o Vaticano e as demais maravilhas de lá. Mas é claro que algo assim não pode interessar a uma criança tão pequena, então melhor nem perder tempo indo lá, certo?

Errado! Googleando por aí, a esposa linda descobriu um roteiro do tipo Roma with kids, que foi bem interessante.

Chegamos na capital italiana de carro, por volta das quatro da tarde de um domingo. Fomos pro hotel, que era uma maravilha. Sério, a esposa garantiu um epic win fenomenal ao escolher o Ecohotel, situado fora da parte histórica da cidade. Amigos, vocês precisam conhecer o lugar! Pela bagatela de 95 euros (umas 200 dilmas) ficamos num quarto muito grande, com quarto, sala e um banheiro enorme, que contava com banheira de hidromassagem para duas pessoas.

O hotel fica longe das atrações turísticas, mas perto de uma estação do metrô que fica a 10 minutos do Vaticano. Bingo! Está traçado o roteiro da próxima viagem de vocês.

Confesso que nem usamos o metrô por dois motivos básicos: 1) estávamos de carro; 2) como era agosto (mês de férias coletivas na Itália), o metrô fechava às 21h – malditos direitos trabalhistas! Mas, se você for a Roma em outro mês qualquer, ele funciona até as 23h (se bem me lembro…). Dá perfeitamente pra conhecer a cidade toda via metrô, e voltar depois tranquilamente pro hotel fodástico que indiquei.

Continuando: saímos do hotel umas 19h e fomos jantar no centro, perto da Fontana di Trevi. Acho que já vi essa escultura um milhão de vezes, mas sempre fico fascinado:

A menos que você seja Robert Langdon, é proibido nadar aí.

Jantamos num restaurantezim muito simpático, onde lembro que comi uma pasta alla carbonara simplesmente fabulosa! Aí saímos pra tomar um café e vimos que a Fontana pode ser ainda mais linda depois que anoitece:

Lindimais!

A essa altura, já tinha turista bagarai ao redor da fonte, desperdiçando suas moedas ao “fazer desejos”. Notei também vários “fotógrafos” tentando descolar uns trocados em troca de uma foto instantânea (do tipo Polaroid!) do turistas. Fiquei por lá uma meia hora, e nesse tepo não vi ninguém contratar os serviços deles. Confesso que no começo não entendia como eles esperavam ganhar algum dinheiro com isso, sendo que todo mundo hoje em dia tem máquina digital/iPhone. Aí entendi que eles estão lá para fotografar os Android/Symbian users…

Na segunda-feira de manhã fomos ao Bioparco de Roma: uma mistura espetacular de zoológico com parque arborizado. Galera, a área do parque é muito grande! Sério, grande demais mesmo! Há uma linha de ônibus só pra transportar as pessoas lá dentro.

O zoológico também é muito legal e diverte as crianças. Meu filho, que já tinha visto o de Brasília, adorou, pois viu animais novos (ursos e focas, por exemplo). Pra quem é mais preguiçoso, tem um trenzinho turístico que passeia por todo o zoológico, mostrando um panorama geral. Uma dica legal é atentar para as sessões de alimentação dos animais, que acontecem sempre numa hora certa e podem ser acompanhadas pelos visitantes. Fomos lá na hora do almoço dos ursos, mas os safados não quiseram comer… 😦

O bosque enorme que fica fora do zoológico também é lindo e merece ser visitado com calma, curtindo o lugar.

Nem preciso dizer nada...

Outra atração interessante pros pequenos parece ser o museu Explora. Notaram aquele “parece ser” ali, né? Pois é, nós planejávamos ir ao Explora nas últimas férias, mas acabamos dando o azar monstruoso de encontrá-lo fechado justo no dia em que estávamos por lá…

Whatever… Continuo querendo levar o filhote lá algum dia. Basta visitar o site do lugar pra ver que se trata de um museu muito diferente e interessante. Basicamente, trata-se de um museu interativo, onde as crianças podem brincar com as coisas expostas e realizar atividades dirigidas acompanhadas por monitores. Deve ser bem bacana mesmo… Fica pra próxima.

_____

P.S.1: Site oficial do Ecohotel, aqui. Dica esperta: peçam a suíte junior, que é aquela ampla, com banheira de hidromassagem.

P.S.2: Site oficial do Bioparco, aqui.

P.S.3: Site oficial do museu Explora, aqui.

Anúncios

Uma ideia sobre “Férias na Itália (#5): Roma with kids

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s