DIÁ BÉ ISSO?!

Alguém pare o mundo, que eu quero descer agora!

Na época atual, cada vez menos as “minorias” são deixadas de lado. E num mercado de HQs conservador como os EUA possuem, a entrada (pun not intended) de personagens que representem tais minorias precisam ser mais cuidadosas.

Enquanto a Marvel coloca Miles Morales, um meio-negro meio-latino como o novo Homem-Aranha Ultimate, a DC resolveu entrar no páreo, e colocar um personagem homossexual e mexicano num possível papel de destaque em suas HQs.

Apesar de um visual um tanto estereotipado, Bunker (que você vê na imagem que ilustra a notícia) é o novo Jovem Titã, que estreará Teen Titans #3 do The New 52 (o reboot da DC). Personagens homossexuais estão saindo do armário cada vez mais no universo das HQs, e a etnia mexicana pode não nos dizer nada, mas para quem mora no EUA, existe ainda muita discriminação.

Véi… Na boa… Olha o naipe dos caras:

Que cara de chorão mimimizento é essa?!

Olhem essa porcaria de cabelo neymarístico!

Pelos bigodes de Odin, quem são os putos desocupados que têm semelhantes idéias?! Herói “””””teen“””””?! O que vem depois? Colocar uma música do Restart na abertura do futuro filme? Façavor…

E esse Homem-aranha aí? Eu imagino o Tio Ben pegando ele pelo colarinho, dando uns tapas na cara e dizendo “tira essa roupa que tu é moleque!” Santo, Deus! Criem o herói negro, índio, gay, latino, canhoto, manco ou whatever que quiserem, mas não toquem nos clássicos! Cadê o respeito pela história? Pelas tradições? Vai tudo pro lixo, em nome de agradar o consenso politicamente correto?!

Eu leio, releio, torno a reler essa notícia desgraçada, e minha reação é sempre a mesma:

Anúncios

Uma ideia sobre “DIÁ BÉ ISSO?!

  1. Thiago - RJ

    Ouvi dizer que o Restart está para lançar um livro. Deve ser de colorir. ;-P

    Quanto ao post em si: “santo sacrilégio, Batman”. Mas, se bem me lembro, essa onda mais menos surgiu (ou ensaiou surgir) com o Gen 13, do estúdio Wildstorm (era o estúdio do Jim Lee na Image Comics, nem sei se isso existe mais…). Uma das personagens, a genérica da Tempestade, uma que era índia (ou native american – pelamor!), revelou-se lésbica em algum ponto da história. No começo, não havia a menor pinta, mas depois começaram a insinuar, e depois veio um roterista afirmar categoricamente a homossexualidade da menina.

    Era um personagem novo, sem bagagem histórica, acho normal a fazerem lésbica. Minha bronca é a sua: revisionismo, e, ainda por cima, revisionismo politicamente correto. Sempre fui contra isso – tipo, Han Solo atirou primeiro! O Greedo foi abatido como um animal, and that’s it. Nesses casos, então, que o revisionismo é na verdade um pedágio que se paga à patrulha… não dá.

    Acho super válido as HQs abordarem os mais diversos tipos de preconceito – que, de resto, existem mesmo – a partir de personagens oriundos de alguma suposta minoria oprimida (argh!). Mas com personagens novos! Coloquem-nos para interagir com os já existentes, e respeitem a história e a tradição de quem tem décadas de publicação.

    Se esses caras quisessem de fato tratar desse tema com o rigor que merece (e prestigiando os fatos), deveriam é mostrar um super-herói de origem árabe, muçulmano praticante, sofrendo preconceito no meio-oeste americano, aprendendo a respeitar os valores daquelas pessoas enquanto tenta angariar respeito para com os seus… em contraposição a um super-herói egípcio, também muçulmano, tentando impedir massacres de cristãos coptas empreendido por jihadistas no Oriente Médio… que tal, hein? Ou então, que tal um chinês poderosão de um cantão rural esquecido sabotando o regime da “locomotiva do mundo” em nome de… liberdades civis?

    Por quê não uma “Liga da Justiça” ou um “X-Men” colombiano liberando reféns das FARC? Um “Tocha Humana” boliviano mandando brasa nas plantações de coca bolivianas. Muito reacionário, isso aí?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s