O que, afinal, a Autoridade Palestina quer negociar?

Do Estadão:

Na véspera do início das discussões no Conselho de Segurança da ONU sobre o pedido palestino para sua admissão plena na organização, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, declarou que o reinício do diálogo, suspenso há um ano, só será aceito se as construções nos assentamentos israelenses na Cisjordânia forem congeladas.

Abbas reiterou no domingo (25) que a proposta do Quarteto – formado por EUA, União Europeia, ONU e Rússia – é inaceitável, pois além de não exigir o congelamento das construções não tem como base as fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967, quando Israel ocupou a Faixa de Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Hum… Então Abbas “exige”, basicamente, o fim dos assentamentos na Cisjordânia, além do retorno às fronteiras pré-1967. E isso – atenção agora! – apenas para dar início às negociações! Temos, pois, que a Autoridade Palestina coloca como pré-condição à retomada do diálogo de paz, o atendimento completo da pauta que constitui o próprio cerne do… diálogo de paz. Mas é fascinante!

Pergunto-me: uma vez que Israel atendesse as condições impostas por Abbas (não atenderá, ainda bem!), o que restaria por “negociar”? Depois de tomar a Cisjordânia e receber de volta as fronteiras pré-1967, sobre o que israelenses e palestinos conversariam? Sobre como os judeus prefeririam ser “varridos do mapa” pelas bombas do Hamas?! Santo, Deus! Essa história só não é mais ridícula por falta de espaço…

Anúncios

2 ideias sobre “O que, afinal, a Autoridade Palestina quer negociar?

  1. Thiago - RJ

    Excelente, isso. Todas as cartas que Israel tem para apresentar na negociação são aquelas que eles têm que descartar de antemão, segundo a Autoridade Palestina, como pré-requisito para o início mesmo das conversas. Isso porque Israel já cedeu a Península do Sinai, Gaza e parcelas da Cisjordânia, e ganhou mísseis na cabeça como agradecimento.

    Mas Israel é o irredutível e inflexível da história…

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s