Observando…

Meu hobby, quando estou matando o tempo em algum lugar público, é “analisar as pessoas”. Observar as posturas e os movimentos; escutar o tom das vozes. Essas coisas… Me divirto tentanto adivinhar um pouco mais sobre a personalidade dos estranhos.

Com o tempo, acho que se adquire alguma prática nisso. Fica fácil identificar quem vive inseguro quanto à aparência, ou quem sente necessidade constante de demonstrar autoridade. Está tudo na postura, no movimento das mãos, na ênfase com que algumas palavras são pronunciadas.

Acho fascinante a forma como o comportamento pessoal diz tudo sobre o ser humano. A maneira como as emoções mais diversas acabam sempre vindo à tona e ficando visíveis – ou como a tentativa de ocultá-las acaba saltando aos olhos de quem observa.

Hoje, na fila do check-in do aeroporto, me chamou a atenção a “intimidade” sui generis que dois funcionários da companhia aérea afetavam. Ela circulando ao redor dele, etiquetando bagagens mecanicamente, encostando o próprio corpo repetidamente no colega sentado ao computador, que checava meu documento de identidade.

Ele que, ao se levantar para mudar as malas de posição, deixava que os braços roçassem em volta do tronco dela. De leve, quase despretensiosamente. Quase… Olhando com um pouco mais de atenção era possível ler claramente aqueles movimentos; aquele balé romântico – se me permitem a melosidade – que eles dançavam. Procurando-se reiteradamente. Um pouco te contato reconfortante, dentro da rotina automaticamente executada.

Ambos exalando de cada poro uma mensagem que apenas o observador distraído – aquele que faz o tempo passar lendo um livro, não “analisando” pessoas – poderia perder: se ainda não há um romance em andamento, é apenas questão de tempo. Que ambos querem, não tenho dúvidas: está claro pela forma como se procuravam em seus movimentos.

Meu palpite é que já são namorados (amantes, ou whatever). Espero que a empresa não tenha uma dessas severas – e inexplicavelmente ditatoriais – políticas contra relacionamentos entre funcionários…

2 ideias sobre “Observando…

Deixe um comentário

