Quem concentra mais renda? Capitalismo ou socialismo?

Achei os dados abaixo no blog do Reinaldo Azevedo (e ele os tirou de uma matéria do Estadão, que, por sua vez, os tirou de um estudo da Hurun Report, publicado na Bloomberg):

Um levantamento da agência Bloomberga partir de dados da Hurun Report, instituição que mede riqueza na China, mostrou que a elite política do país asiático tem um patrimônio dezenas de vezes superior ao das autoridades americanas. Em reportagem intitulada “Congresso bilionário chinês faz seus pares americanos parecerem pobres”, a Bloomberg informa que os 70 delegados mais ricos do Congresso Popular da China (que tem no total 3 mil membros) possuem, juntos, uma fortuna de US$ 89,8 bilhões. Enquanto isso, nos Estados Unidos, os 535 membros do Congresso, o presidente, os secretários (equivalente a ministros) e os nove membros da Suprema Corte – 660 pessoas no total – detêm, juntos, um patrimônio de US$ 7,5 bilhões.

A Bloomberg acredita que isso seja uma amostra de como o crescimento econômico chinês tem ocorrido de forma desequilibrada. É muito provável que seja verdade, mas, para não deixar dúvida, a agência poderia ter mostrado a evolução desses números ao longo do tempo. “É extraordinário ver esse grau de casamento entre riqueza e política”, disse à Bloomberg um analista do Brookings Institution, em Washington.

Na China, vários bilionários têm cargo público. Por exemplo, Zong Qinghou, segundo homem mais rico do país de acordo com a lista mais recente da Hurun Report, é um delegado do Congresso. Zhang Yin, a mulher mais rica da China, é membro da Conferência Consultiva Política Popular da China. Segundo a Bloomberg, o ex-presidente chinês Jiang Zemin promoveu a inclusão de empresários privados no Partido Comunista.

Essa diferença entre o patrimônio das autoridades americanas e o das chinesas ocorre porque na China parte considerável da elite econômica é ligada diretamente ao governo ou ao partido. Já nos EUA, as autoridades e os legisladores não são necessariamente bilionários.

Ah, o socialismo… Aquele sistema que distribui igualitariamente a miséria e garante que os “meios de produção” (isto é, a riqueza) fiquem nas mãos do Partido. E pensar que azisquerda ainda hoje apresentam esse regime como o melhor para “distribuir renda”… Vão vendo…

Querem se surpreender ainda mais? Pois bem, a China (socialista, igualitária, etc, etc…) tem um PIB per capita de pouco mais de cinco mil dólares, enquanto que nos EUA (capitalistas, imperialistas, exploradores, em crise, à beira do abismo, etc, etc…) esse número chega a mais de QUARENTA E OITO MIL DÓLARES!

Não sei vocês, mas eu prefiro a desigualdade do capitalismo americano, do que a justiça social do socialismo chinês…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s