Monteiro Lobato

Não é sem alguma surpresa que leio sobre uma audiência pública(!), feita pelo STF (!!), para debater a existência de conteúdo racista na obra de Monteiro Lobato (!!!). Eu repito: a Suprema Corte nacional decidiu reunir algumas ~~entidades da sociedade civil~~ (o que quer que signifique isso…) para discutir o conteúdo de uma obra literária. O Brasil só não é mais patético por falta de espaço

Pessoas de bem, preocupadas em combater o racismo, exterminam a obra ímpia de Monteiro Lobato.

O absurdo envolvendo essa iniciativa é tão gritante, que as teratológicas interpretações dadas aos escritos de Lobato chegam mesmo a ficar em segundo plano. O simples fato de aceitarem discutir o assunto em uma audiência pública já é assustador por demais. No meu mundo ideal, o STF aplicaria uma descompostura pública nos envolvidos, diria que há questões jurídicas importantes a serem analisadas e recomendaria os livros de Lobato a todos.

Mas não pensem que os responsáveis por essa estrovenga querem censurar Lobato. Que nada! O que pedem é que os livros dele não sejam adotados nas escolas. Ou, no caso de serem adotados, que isso ocorra sob supervisão, depois de treinamento específico aos professores. Só isso!

Acham que a obra de Lobato “incentiva o bullying” e sugerem que os professores “não estão habilitados a contextualizar os livros de modo a esclarecer o momento histórico em que foram escritos”. A solução? Tirem os livros! Brilhante como só o glorioso Estado brasileiro poderia ser…

Imagino que os próximos pontos da pauta serão: a) banir “Romeu e Julieta”, pois pode incentivar as crianças a desobedecerem os pais e – pasmem! – a cometer suicídio; b) processar e punir Vinícius de Moraes pela música “Garota de Ipanema”, por subliminarmente incentivar a pedofilia.

O Brasil, um dos países menos cultos do mundo dito civilizado, em vez de incentivar seus jovens a enfiar a cara nos livros e debater, inclusive, as impressões e interpretações que decorrem da leitura, prefere reunir suas mentes mais iluminadas para debater se livros devem ser lidos.

O ridículo deste país não conhece limites…

Anúncios

7 ideias sobre “Monteiro Lobato

    1. yashagallazzi Autor do post

      Daí então, em vez de fornecer informação às crianças, pra garantir a mais ampla aquisição de conhecimento possível, vamos pedir que os burocratas do Estado (!) decidam quais livros devem ser lidos? Assim, mais ou menos como faziam os nazistas…

      Resposta
      1. Gabriel

        Então imagine que o visconde de sabugosa tivesse um caso com o saci, ou que Pedrinho tivesse um caso com Narizinho. Os livros não deveriam ser vetados? Não das livrarias, mas das escolas? Os livros têm conteúdos inapropriados para crianças.

        Resposta
        1. yashagallazzi Autor do post

          Gabriel, eu JURO que não entendi a lógica dos seus exemplos… O tal “racismo” na obra de Lobato tem todo um contexto social que simplesmente não existiria em caso de uniões homoafetivas. Tipo, perdi algo?

          Mas, enfim: sigo achando que não deveriam barrar livro nenhum nas escolas. Note bem: não estamos falando de material PRODUZIDO por órgão oficial, destinado a defender uma corrente e/ou ponto de vista. Trata-se de obra literária consolidada, que deveria ser lida inclusive pra receber críticas, quando for o caso.

          Resposta
  1. Eduardo Araújo

    Caríssimo, essa, realmente, foi de doer. Quando pensamos ter chegado ao fundo do poço, mais os vermes tronituantes o escavam abaixo.

    Fico a me lembrar de minha infância, tão regada que foi a livros de Monteiro Lobato. Devorava-os com grande avidez e como me divertia com as falas da Emília. Pelo “raciocínio” (???) dessa gente, eu teria me tornado um racista exemplar, certo? Engraçado, considerando que minha primeira namorada foi uma mocinha de pele escura e, afora esse detalhe, jamais passou pela minha cabeça – e creio que nem na de ninguém que leu esses livros – repetir falas e comportamento de qualquer um dos personagens. muito menos da boneca de pano, cuja comicidade era função direta de sua irreverência e do seus modos de malcriada.

    Quem sabe chegue o dia em que esse estrago feito pela esquerda no poder será cobrado até nos ínfimos detalhes. É um estrago bem feio.

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s