Brinquedos sexistas

Ontem eu li sobre a ~~polêmica~~ do Kinder Ovo e seu suposto “sexismo”. Os abismos do intelecto humano contemporâneo me deixam cada vez mais espantado… Fechei os olhos e imaginei, num futuro não tão distante, a seguinte cena:

O pai, que sempre se vangloriou de seus pensamentos progressistas e de sua mente moderna e aberta às mudanças sociais, chega em casa com um boneco do Ben 10 numa mão e uma Barbie na outra, e chama o filho, de 6 anos, na sala:

– Meu filho, pode escolher qual presente você prefere.

– QUERO O BEN 10, PAPAI! – disse o menino, pulando.

– Você pode escolher qualquer um. Não se prenda a preconceitos.

– QUERO O BEN 10! – avançando sobre o brinquedo.

– Pense bem. – o pai puxou o brinquedo – Você não precisa se ater aos estereótipos impostos pela sociedade machista a patriarcal. Qualquer criança pode brincar com qualquer brinquedo.

– ME DÁ O BEN 10, PAI! – já era uma súplica desesperada.

– Por quê?

– Por que o quê?!

– Por que tanta pressa em se definir? Em excluir um brinquedo e escolher o outro? Você nem olhou direito a Barbie.

– Eu prefiro o Ben 10, pai.

– Mas por quê? Por que você acha errado um menino preferir uma Barbie?

– Eu só acho o Ben 10 mais legal. – quase chorando.

– Será que acha? Ou será que isso é mais um conceito que te foi imposto por essa sociedade sexista?

– Sociedade o quê?

– Sexista.

– Me dá o Ben 10, pai! – já chorando – Você falou que eu podia escolher qualquer um.

– E pode!

– Então me dá o Ben 10!

– E por que não a Barbie?!

– MAMÃE, O PAPAI NÃO QUER ME DAR O MEU BRINQUEDO! – choro desesperado.

– Por que o boneco é o “seu brinquedo”? Quem determinou que a boneca deveria ser excluída? Você não precisa se prender a esses rótulos. Você pode ser livre, se quiser.

– EU SÓ QUERO O MEU BEN 10! – choro convulsivo

– Prefere um boneco, a pensar livre de qualquer estereótipo pré-estabelecido pela sociedade patriarcal-consumista?

Encolhido no chão, o menino só chora. O pai insiste:

– Você é criado nesta casa para experimentar a liberdade. Pode ter o que quiser, entendeu? Não tem problema se quiser a Barbie. Papai e mamãe não vão te julgar.

– Mas eu só quero o Ben 10.

– Tem certeza que VOCÊ quer? Ou é um gosto que te foi imposto pela mídia sexista?

– ME DÁ MEU BEN 10!!! – o choro convulsivo de volta.

– CHEGA! NÃO É POSSÍVEL MANTER UM DEBATE FILOSÓFICO SE VOCÊ SÓ FICA GRITANDO E CHORANDO! VÁ JÁ PARA O SEU QUARTO!

2 ideias sobre “Brinquedos sexistas

  1. Gabriel

    Oi, Yashá. Que bom ver seu blog na ativa de novo. Sobre a postagem, seria realmente estúpido e intolerante a cena apontada por você. Da mesma forma, acredito que os pais devam ser tolerantes caso ocorra o oposto: se o menino quiser brincar de boneca e a menina de carrinho, não vejo problema. Até porque, não será impedindo isso que fará o filho ser ou não homossexual. E ainda que seja, acredito que a tolerância deva ser a mesma. Abraço!!!!

    Resposta

Deixe um comentário

