Eu quero vencer

Aécio Neves será o candidato do PSDB à Presidência da República em 2014. Até o ar seco de Brasília sabe disso, só alguns parecem ainda não entender.

Serra é um sujeito indiscutivelmente preparado. E teimoso. Muito teimoso… Forçou uma candidatura natimorta em 2002 (mas, justiça seja feita: ninguém venceria aquele Lula), desistiu de um embate viável em 2006 e voltou, em 2010, para, uma vez mais, exigir ser candidato. Em 2012 decidiu que queria “prefeitar” e, bem… Foi o que foi.

Agora especula-se que ele poderia mudar de partido, em busca do sonho pessoal de ser presidente. Não sei se isso se concretizará, mas, se acontecer, ele estará concorrendo para o maior desastre de todos: um segundo turno entre Dilma e Marina. Quero crer que alguém com as qualidades dele não se preste a algo assim.

O fato de se reconhecer que Serra tem qualidades não me impede de notar que a vez dele passou: o candidato será Aécio Neves. E eu… Bem… Eu quero vencer! Estou cansado de ver o PT ganhar e, mais que isso, de ver o PT ganhar com um pé nas costas. Por isso não me interesso por conversas sobre “defender o legado de FHC”, ou “unificar serristas, alckmistas e aecistas”. Eu quero tirar o PT da Presidência e quero isso pra já!

Alguns passos nesse caminho parecem já ter sido dados: um marketing mais jovial e claro, sem aquelas imagens sépia que o Gonzales levava à TV, por exemplo, é algo que se fazia necessário há tempos e que, quero crer, agora temos. Resta saber se os tucanos conseguirão falar ao povo (aquele povo que recebe a Bolsa-Família e enche as urnas).

Só o discurso conhecido da gestão eficiente não resolve, como cansamos de ver. Escolher esse caminho é pedir pra vestir jaqueta de estatais no segundo turno… É preciso apontar o desgoverno de Dilma, perdida em idas e vindas desde o primeiro dia do mandato; apontar que Lula entregou o país a um fantoche sem qualquer traquejo político, que agora se vê refém não só do PMDB, mas dos vários Felicianos; mostrar que o poder de compra vem sendo aniquilado por uma economia que sai dos trilhos rapidamente, enquanto dinheiro público é injetado nas veias de Eike Batista e das construtoras dos estádios “padrão-Fifa”.

É preciso, enfim, fazer a disputa no campo dos valores morais. O brasileiro é, em sua maioria, um povo honesto. Um povo que estuda e trabalha duro e que não gosta de ver bandidos condenados pela Suprema Corte nacional à solta, escrevendo em jornais e presidindo comissões no Congresso. A chave está em conseguir traduzir isso para a maioria da população, numa linguagem que não deixe o candidato parecendo um autômato na TV.

Mais que isso, porém, há que se formatar uma agenda nova que precisará ser apresentada o quanto antes ao país. O PSDB precisa mostrar claramente qual sua alternativa de Brasil à sociedade. Conquistar cabeças é parte do jogo político-eleitoral e sem isso não se consegue ir longe. Mas o imprescindível é conquistar corações, porque a emoção enche urna.

Eu quero ganhar a eleição! E se os tucanos também quiserem isso mais que aniquilar-se em seu próprio partido, acho que temos um bom ponto de partida em comum.

Anúncios

4 ideias sobre “Eu quero vencer

  1. Paula

    Um candidato que tem fama de viciado em cocaína? Acho difícil viu. Mas firmeza fica aí com sua vontade de vencer quem sabe né? Abraços

    Resposta
    1. yashagallazzi Autor do post

      E se essa for a única pauta ao alcance do PT contra ele, significa que teremos um jogo divertido em 2014.

      Resposta
  2. sam jovana (@sammn)

    Belo texto, Yasha. Acho que vamos ter uma eleição bonita, em 2014. O PT já tem demonstrado alguns sinais de desespero, plantando notinhas sobre coisa não julgada nos blogs progressistas de sempre. Vai ser emocionante e, aposto em Aécio pra fazer o que Serra não conseguiu, ainda mais se aproveitando desse excelente conjunto de bolas foras que a Dilma tem dado (mais que nunca) agora.

    Também quero vencer. É esse o sentimento.

    Resposta
  3. Pingback: 10 boas iniciativas do Portal Social no Brasil e como ele pode ajudar o PSDB em 2014

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s