Sinuca

O senador Aécio Neves se disse, ontem, favorável à realização de prévias no PSDB para escolher o nome do candidato tucano que enfrentará Dilma Rousseff em 2014.

Com isso, o mineiro se mantém coerente com a posição já defendida em 2010, quando Serra foi contrário às prévias e acabou sendo derrotado pela presidente na eleição. Mais relevante, porém, foi o fato de ter aplicado um nó tático em Serra e ter traçado um horizonte claro para o PSDB na eleição que virá.

Não deixa de ser um tanto estranho que, depois de ter rechaçado as prévias, em 2010, falando que comprometem a unidade partidária, Serra faça tanta questão delas agora (principalmente depois de duas derrotas presidenciais e de carregar sobre os ombros uma rejeição que não parece possível de ser desconstruída). Mas o fato é que Aécio cobriu a aposta do paulista e elas devem acontecer.

Agora, a bola está com o paulista: ou aceita as prévias (e, por conseguinte, o resultado delas), ou sai de uma vez do partido para perseguir seu sonho de disputar pela terceira vez uma eleição presidencial. Se ficar no PSDB e disputar com Aécio a nomination, abre-se para os tucanos um cenário que, teoricamente, não esteve presente nas três últimas eleições: o da unidade final.

Isso porque tanto Aécio, quanto Serra, ficam moralmente obrigados a acatar o resultado das prévias e apoiar o vencedor. Não haverá, assim, argumento nenhum capaz de justificar eventuais “birras” de um grupo político com relação a outro, o que, em tese, fortalece o partido.

Restam, porém, as interrogações próprias de um processo que, para todos os efeitos, é inédito na democracia brasileira. Que a tal consulta às bases sirva, de fato, para oxigenar e vitaminar não só o PSDB, mas a oposição como um todo. Porque se servir apenas para acirrar ânimos e aprofundar a cisão interna, estaremos de volta à estaca zero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s