Vitória da oposição sobre Dilma e o PT: STF determina criação de CPI exclusiva da Petrobras

A notícia é do Portal Vox:

Rosa Weber, ministra do STF, determinou a instalação de uma CPI exclusiva para a investigação das irregularidades cometidas na Petrobras. A decisão foi anunciada após a analise dos escopos das comissões sugeridas no Senado.

A oposição desejava averiguar a má gestão da estatal, que nos últimos anos permitiu esquemas de propina, aquisições de refinarias superfaturadas e a assinatura de contratos desvantajosos de cooperação. A situação, liderada por Gleisi Hoffmann, queria a apuração do cartel dos trens e de irregularidades em obras de Suape. À época, Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à presidência, criticou a manobra, argumentando que ela servia “unicamente aos interesses do Planalto”.

Com a decisão, prevalece a proposta da oposição, que só poderá ser derrubada caso o Senado peça a avaliação dos demais ministros do STF.

A decisão de Rosa Weber nada mais fez que prestigiar a Constituição e o regime democrático. Criar a CPI da Petrobrás é uma prerrogativa da oposição, eleita para fiscalizar e cobrar o governo do PT. E a CPI só pode ser exclusiva, pois a própria norma exige a existência de um “fato determinado” (o que exclui investigações amplas.

Foi uma grande vitória política das oposições, lideradas pelo senador Aécio Neves. Mas, principalmente, foi uma grande vitória do Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s