Brasil venceu na estréia e só Dilma saiu mais triste que os croatas.

Mas isso aí não é pênalti nem em coletivo lá nas Laranjeiras, né?!

Pois é, está tendo Copa do Mundo. O Brasil ganhou por 3 a 1 na estréia e a torcida, que não tem nenhuma preocupação além de comemorar (no que está correta), não quer saber de discutir pênalti e gol anulado.

Pessoalmente, fiquei surpreso com um Brasil excessivamente tenso e pouco organizado em campo. Na Copa das Confederações o time se apresentou melhor que ontem, onde insegurança e pouca objetividade estiveram evidentes.

Achei que Julio Cesar “bateu roupa” na maioria das bolas que defendeu. A lateral direita foi uma avenida aberto para os adversários (por lá saiu o gol da Croácia, inclusive). No meio só Oscar funcionou e, para minha surpresa, muito mais como segundo volante do que como meia puro (ele defendeu, recompôs, saiu pro jogo, apareceu no ataque…). De positivo pro time acho que há dois pontos: 1) Neymar está em forma; 2) Felipão tem um bom controle do grupo, tanto que voltaram pro segundo tempo visivelmente menos carregados de pressão.

Agora, convenhamos: o juizão deu uma colaborada que não foi pequena, heim? O pênalti sobre Fred nem precisa ser comentado, afinal ninguém discute que foi inventado. Além desse episódio em particular, me chamou a atenção que o árbitro estava – como se diz na gíria – “apitando só para um lado”. O gol de empate da Croácia foi ridiculamente anulado e o Neymar, com boa vontade, teria levado o vermelho naquele lance da cotovelada em Modric. Enfim, houve interferência da arbitragem no resultado, isso é inegável. Mas, como dito, a torcida não tem nada com o assunto.

Não entro na maluquice de falar em complô para favorecer o Brasil ou em Copa comprada. Acho que pode ter sido simplesmente um pouco de subserviência involuntária do juiz, mesmo. Principalmente porque ele também deve ter sentido uma enorme pressão ao apitar a estréia em casa de uma das seleções tidas como favoritas para a vitória final.

Mais triste que a Croácia, ontem, só Dilma e os petistas. A presidente, que resolveu dar as caras no estádio alguns dias depois de mentir descaradamente em cadeia de rádio e TV, ouviu sonoras vaias e até uns xingamentos. Abaixo um dos tantos vídeos que mostram o Itaquerão sendo – como direi? – pouco amável com ela:

Conclusões depois da estréia? Tenho duas: primeiro, o Brasil precisa melhorar bastante se quiser ganhar o título. Jogar como jogou ontem contra um time grande (e esse confronto deve acontecer já nas oitavas, contra Espanha ou Holanda) é certeza de eliminação – e não tem juiz que salve. Em segundo lugar, está bastante claro que já deu pra Dilma e pro PT. O Brasil pegou gosto em vaiar a presidente, que pode começar a se preparar para a aposentadoria, como sugeriu Aécio Neves.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s