Outra pesquisa confirma situação de empate entre Aécio e Dilma no segundo turno.

Um dia depois do Datafolha mostrar que a diferença entre Dilma e Aécio, em um eventual segundo turno, desapareceu, é a vez da Sensus cravar o mesmo cenário.

Quero insistir na linha que venho adotando desde sempre aqui: não olho os números em si, mas as tendências. E todos os institutos, cada um com sua metodologia, apontam para uma tendência de empate entre Dilma e Aécio em caso de um cada vez mais provável segundo turno.

Mais que isso, os gráficos mostram que, mantida a tendência atual, Aécio em breve superará Dilma nos cenários de segundo turno, o que tornará questão de tempo a ultrapassagem já no primeiro. Esta, a meu ver, ainda não se deu porque o mineiro segue desconhecido por cerca de 20% dos eleitores – o que tende a mudar depois de iniciada a campanha na TV.

E por que o desconhecimento de Aécio não o impede de crescer nos cenários de segundo turno? Minha leitura é que, quando se apresenta ao eleitor um cenário de mano-a-mano, a altíssima rejeição de Dilma faz sozinha um enorme estrago. Vale lembrar que no país são 35% os que dizem não votar nela de jeito nenhum. Em São Paulo a rejeição a ela chega a – atenção agora! – 47%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s