Agora é o Ibope que confirma: haverá segundo turno! E a desaprovação ao governo Dilma supera a aprovação.

Vamos ao resumo dos dados do Ibope:

Como sempre falei, o segredo é observar as curvas dos gráficos, pois são elas que revelam as tendências de cada candidato. E o que temos aqui? Temos que a distância entre Dilma e seus adversários está caindo com constância, mês após mês.

Reparem as simulações de segundo turno: Dilma não sai dos 41% nem quando enfrenta Eduardo Campos – que no primeiro turno aparece com apenas 8%!

Notem, ainda, os números sobre a avaliação do governo: Só 31% aprovam Dilma. Os que a avaliam como ruim ou péssima superam essa marca e já são 33%. Os que desaprovam o governo petista como um todo somam espantosos 69%. A nota média dada a Dilma é de 5,4 pontos, denotando um flagrante sentimento de insatisfação. Repito: alguém está há alguns meses sem dormir sonos tranquilos no Planalto…

“Então por que essa insatisfação generalizada com o governo Dilma não vira intenção de voto pros adversários dela?” Há muitas razões que explicam isso. A principal delas é o desconhecimento ainda muito alto de Aécio e Eduardo. Só depois de iniciada a campanha na TV (daqui a cerca de um mês!) é que será possível medir isso. Só então os adversários do PT estarão com regularidade nas televisões dos brasileiros, todos os dias e todas as noites. Por enquanto o monopólio do noticiário é da Dilma – que pauta a imprensa como bem entende.

O PT tem dois caminhos a seguir: diminuir a rejeição de Dilma e aumentar a de Aécio, principal adversário. Isso explica o festival de “denúncias” que desde domingo vêm sendo espalhadas. Podem esperar muito mais, porque é a única saída que resta a eles: tentar levar a disputa pra lama, terreno que conhecem bem.

Anúncios

Uma ideia sobre “Agora é o Ibope que confirma: haverá segundo turno! E a desaprovação ao governo Dilma supera a aprovação.

  1. João Guilherme

    Essas pesquisas são todas furadas. Como é que uma pessoa que vai a qualquer evento é vaiada e a mesma está lá em cima nas pesquisas. Só mesmo nas pesquisas do IBOPE!!!! Haja erário para pagar essas pesquisas!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s