Os caminhos da vitória


image

Contra o prognóstico de muitos especialistas da política nacional, Aécio Neves chega ao segundo turno da eleição e o faz de uma forma que supera as expectativas dos tucanos mais otimistas. Enquanto algumas pesquisas de véspera (que vexame das pesquisas, aliás) chegavam a dar uma vantagem de mais de 20% a favor de Dilma Rousseff, abertas as urnas o que se viu é que cerca de apenas 8% separam a presidente do seu adversário direto.

Nada menos que 60% dos eleitores que compareceram disseram um sonoro “não” à candidatura do PT. Esse número sobe para mais de 70% se considerados os eleitores totais. Não há, pois, o que contemporizar: o país segue reprovando Dilma e clama por mudança. E as urnas mostraram que a pessoa escolhida para conduzir essa mudança é Aécio.

Agora é concentração total e dedicação nesses vinte dias até o segundo turno. A máquina eleitoral do PT é forte e sabe jogar o jogo eleitoral – inclusive o jogo sujo, como vimos na campanha movida contra Marina. Essa artilharia agora vai se voltar com ainda mais violência contra Aécio. É preciso estar a postos para não ficar na defensiva, não se deixar acuar.

Não há que se descuidar, também, dos arranjos regionais e dos apoios políticos. O país, como dito, quer mudança. É preciso saber atrair, com acordos republicanos e transparentes, os eleitores de Marina, por exemplo. É dirigir aos que deixaram de votar no primeiro turno um apelo em nome da urgência democrática que o país vive neste momento. Nunca o PT esteve tão ameaçado de sair do poder.

É hora de reforçar as bases em São Paulo, Santa Catarina e Paraná, onde expressivas vitórias foram conquistadas. É hora de virar o jogo em Minas e no Rio Grande do Sul, onde ficou claro que há muito mais espaço para a oposição que para o PT. É hora, enfim, de travar o bom combate, de fazer a boa política, como prega Aécio desde o começo. Mas sem perder a garra e a força que o trouxe até aqui.

A vitória é logo ali. E nós estamos prontos para ir pegá-la!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s